|
Escrito por Terra
|
Uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) conduzida junto a um grupo de pessoas que sofre de síndrome metabólica – o conjunto de fatores de risco para doenças cardiovasculares e que atinge 30% dos brasileiros – mostrou que consumir até duas colheres de sopa de margarina ou manteiga por dia não aumenta o risco de doenças cardíacas nesses indivíduos.
Tal constatação foi obtida durante o doutorado da nutricionista Ana Carolina Gagliardi em um estudo pioneiro feito no Instituto do Coração (InCor) e publicado na Agência USP de Notícias. Ela dividiu 66 voluntários em quatro grupos e recomendou que estes consumissem todos os dias uma determinada quantidade dos produtos: 15 gramas de manteiga por dia para um grupo, 18 gramas de margarina com gorduras trans para um segundo grupo, 36 gramas de margarina sem gorduras trans para o outro e, finalmente, 30 gramas de margarina com fitoesterol, substância que reduz a quantidade de colesterol ruim do sangue, para o último grupo.
Após 35 dias de pesquisa, a nutricionista concluiu que os indivíduos não apresentaram qualquer alteração na quantidade de proteínas que indica o risco de infarto. Apenas aqueles que consumiram a margarina com fitoesterol apresentaram variação, já que esta ajudou a reduzir os níveis de colesterol ruim do sangue.
A nutricionista ressaltou que é importante haver mais estudos sobre o tema, principalmente entre as pessoas saudáveis, para saber se o risco de doenças no coração também não aumenta com o consumo de manteiga ou margarina. Apesar disso, ela entende que é possível consumir esses itens todos os dias, desde que se escolha bem o produto e não haja exageros na quantidade.
FONTE TERRA.COM.BR
|
Assunto:
saude consumo moderado sem temor
Tema:
mostrou, consumir, duas, colheres, Sopa, margarina, manteiga, dia, não, aumenta, risco, doenças, cardíacas, nesses, indivíduos, nutricionista, concluiu, indivíduos, apresentaram, qualquer, alteração, quantidade, proteínas, indica, risco, infarto, reduz, Quantidade, colesterol, ruim, sangue, último, grupo
Tags:
mostrou mais do que devia, mostrou demais, mostrou, mostrou demais no carnaval, mostrou demais bbb12,
consumir, consumir webservice c#, consumir webservice java, consumir é preciso, consumir webservice php,
duas metades, duas metades letra, duas rodas, duas metades cifra, duas metades download,
colheres, colheres de silicone, colheres medidas, colheres de sopa, colheres medidoras,
sopa, sopa de legumes, sopa de ervilha, sopas, sopa de feijão,
margarina, margarina qualy, margarina ou manteiga, margarina becel, margarina delicia,
margarina, margarina qualy, margarina ou manteiga, margarina becel, margarina delicia,
margarina, margarina qualy, margarina ou manteiga, margarina becel, margarina delicia,
margarina, margarina qualy, margarina ou manteiga, margarina becel, margarina delicia,
margarina, margarina qualy, margarina ou manteiga, margarina becel, margarina delicia,
Links Externos
Espaço Café | Café da manhã, Almoço, Lanches, Tortas, Happy ...
CAFÉ &
SAÚDE ... seja tomado pela manhã – com ou
sem leite. O
consumo diário e
moderado de ... consumidor de cafeína e um possível
temor ...
Folha Online - Equilíbrio e Saúde - Consumo moderado de álcool ...
O
consumo moderado de álcool, como vinho ou cerveja, é ... que começar a beber com o objetivo de ter uma
saúde ... meio de comunicaçao, eletrônico ou impresso,
sem ...
G1 - Consumidores moderados de álcool têm saúde melhor, diz ...
O
consumo moderado de álcool é um poderoso marcador de um ... Quem bebe álcool moderadamente em geral tem
saúde ... Pelo Mundo; Sarau;
Sem Fronteiras; Starte; Via Brasil
Saúde | Blog do Vinho
O
consumo moderado de vinho tinto, já foi comprovado, é eficaz para as coronárias ... Novo Mundo; Porto; Rosé;
Saúde;
Sem categoria; Teste; Tintos; Velho Mundo; Vídeo; ViG