Digite sua Consulta

Compartilhe com um Clique !

Facebook MySpace Twitter Digg Delicious Stumbleupon Google Bookmarks RSS Feed 
Home Sáude Artigos Dieta rica em fibras pode prolongar a vida
Dieta rica em fibras pode prolongar a vida E-mail
Escrito por IG   
Alimentação rica em fibras pode reduzir em 22% o risco de morte por doenças cardíacas e respiratórias.
alt
 
A constatação é de pesquisadores do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos. Segundo a equipe de pesquisa, as fibras também já foram relacionadas à redução do risco de desenvolver doenças cardíacas, alguns tipos de câncer, diabetes e obesidade. Além disso, as fibras ajudam nos movimentos peristálticos e a baixar os níveis de colesterol, glicemia e pressão arterial. Os pesquisadores ressaltaram que elas também promovem a perda de peso e reduzem as inflamações.
 
“O mais recente Dietary Guidelines for Americans (guia alimentar lançado anualmente pelas autoridades de saúde norte-americanas) recomenda o consumo de frutas, vegetais e grãos integrais ricos em fibras”, disse Yikyung Park, cientista do instituto e chefe da equipe de pesquisas que conduziu o estudo.
 
“As recomendações são de 15 gramas de fibras para cada 1.000 calorias alimentares ao dia. Nosso estudo está em conformidade com estas diretrizes, além de também sugerir que o consumo de fibras nutricionais está associado a índices mais baixos de mortalidade”, disse ele. 
 
O relatório foi publicado na edição de 14 de fevereiro do Archives of Internal Medicine.
 
Para o estudo, a equipe de Park colheu dados de 388.122 homens e mulheres participantes do Estudo de Alimentação e Saúde do Instituto Nacional de Saúde – AARP, dos Estados Unidos. Como parte da pesquisa, os participantes preencheram questionários sobre seus hábitos alimentares.
 
A quantidade de fibras ingeridas diariamente pelos participantes do estudo variou de 13 a 29 gramas para os homens e de 11 a 26 gramas para as mulheres.
 
Durante os nove anos de acompanhamento, um total de 20.126 homens e 11.330 mulheres faleceu. 
Os pesquisadores constataram que, durante os nove anos do estudo, os homens e as mulheres que consumiram mais fibras apresentaram probabilidade de morte 22% mais baixa que os outros participantes. 
 
Além disso, o risco de doenças respiratórias e cardiovasculares foi reduzido de 24% para 56% entre os homens que ingeriram mais fibras e de 34% para 59% entre as mulheres, constatou a equipe de Park. 
Os pesquisadores ressaltaram que as fibras dos grãos, mas não das frutas, foram associadas à redução dos riscos de morte.
 
“Estudos anteriores se concentraram na relação entre a ingestão de frutas e as doenças cardiovasculares, mas poucos deles examinaram a relação entre as fibras alimentares e o risco de morte por outras causas. Nossa análise complementa as publicações sobre o tema, sugerindo que a ingestão de fibras está associada a uma probabilidade mais baixa de morte”, disse Park.
 
“O estudo fornece evidências que sustentam as diretrizes atuais, que recomendam um alto consumo de fibras”, disse o Dr. Frank B. Hu, professor de nutrição e epidemiologia da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard e um dos autores de um editorial da revista especializada.
 
“Os grãos integrais são a palavra de ordem”, disse a nutricionista e fisiologista Samantha Heller, que coordena o departamento de nutrição clínica do Centro de Cuidados do Câncer do Griffin Hospital, de Connecticut, ao comentar o estudo.
 
Pode ser que as pessoas cuja alimentação é rica em fibras – incluindo grãos integrais, verduras, frutas e castanhas – mantenham um estilo de vida mais saudável, praticando exercícios físicos e não fumando, do que aquelas que comem principalmente alimentos processados e poucas frutas e verduras, disse ela.
 
“Sendo assim, não seria ótimo se adotassem a medida simples de adicionar à dieta alimentos saudáveis, ricos em fibras, afastando assim doenças sérias como os problemas cardiovasculares, o câncer e o diabetes?”, sugeriu Heller.
 
 
IG
 
Assunto:

saude dieta rica em fibras pode prolongar a vida

Tema:

Dieta rica em fibras, prolongar a vida, Dieta rica em fibras pode prolongar a vida, Dieta

Tags:
dieta rica em fibras, dieta rica em fibras beneficios, dieta rica em fibras e com menor quantidade de gordura, dieta rica em fibras e colesterol, dieta rica em fibras e com pouca gordura, prolongar a vida, prolongar a vida ou aceitar o fim, , , , , , , , , dieta dos pontos, dieta da usp, dieta da proteina, dieta, dieta da sopa,


Links Externos

Dieta rica em fibras pode prolongar a vida - Alimentação - iG
Dieta rica em fibras pode prolongar a vida Alimentação rica em fibras pode reduzir em 22% o risco de morte por doenças cardíacas e respiratórias

Emagrecer é muito difícil , mas é possível!: Fribras
Dieta rica em fibras pode prolongar a vida Alimentação rica em fibras ... http://saude.ig.com.br/alimentacao/dieta+rica+em+fibras+pode+prolongar+a+vida/n1238011238767.html

Dieta com fibras reduz risco de pólipos intestinais ...
Minha Saúde; Bem-Estar; Alimentação; Ferramentas; Colunistas; Testes e ... Leia: Dieta rica em fibras pode prolongar a vida. O risco de pólipos foi de 40% mais baixo entre aqueles ...

ALIMENTOS RICOS EM FIBRAS
... ricos em fibras, pois eles são muito importantes para a saúde. Uma dieta rica em fibras ... Uma boa alimentação pode prolongar a vida; Cuidado com o microondas; Beber agua ...